IMAGEM CONCEITO LOCOMOTIVA 70 (1)

A moda dos anos 70 está de volta

Texto de Cristiane Barbosa
Edição e produção de Andréa Foroni

Muita cor, brilho, paetês e lurex. Em meio “Os Embalos de Sábado à Noite” surgia uma moda que caminhava entre o estilo hippie e a era disco. Uma moda colorida, atrevida, divertida e que volta ao som e no clima dos anos 70. Mesmo quem não viveu, sempre esteve em clima de nostalgia quando se tratava da moda dessa década. O minimalismo e o excesso caminhavam lado a lado, e sem problema algum. Se você não vê a hora de aderir a essas apostas, a consultora de estilo Danyla Borobia ensina como usar a moda que já fez tanto sucesso.

Ron Galella Archive - File Photos 2011

Muito brilho no look de Olivia Newton-John em cena de “Os Embalos de Sábado à Noite” (1977). Foto: reprodução.

Quando falamos de brilho, diz Danyla, as calças leggings metalizadas e coloridas serão muito vistas, assim como vestidos ou tops com paetês, os lamês e o lurex serão observados em sapatos e tops e looks all jeans com lavagens diferentes ou tie-dye . “Quando as peças de uma determinada época voltam, o melhor é eleger apenas uma em todo o look, assim a composição fica mais atual, mostrando que a pessoa está por dentro das tendências que não é vítima da moda”, ensina a consultora.

Nesse caso, a calça, o bustiê e o casaco no estilo Sônia Braga, em “Dancin’ Days”, não são convincentes. Segundo Danyla, esse estilo com cara de “direto do túnel do tempo” não agrada muito. O melhor são as releituras dessas peças e looks, ou seja, saber dosar a quantidade de tendências em um look.

Segundo a consultora de estilo Danyla Borobia, a calça e o bustiê de Sônia Braga, em Dancin Days, não é ideal para inspirar o look dos anos 70. Foto: reprodução

Segundo a consultora de estilo Danyla Borobia, a calça e o bustiê de Sônia Braga, em “Dancin’ Days”, não são ideais para inspirar o look dos anos 70. Foto: reprodução

O que foi moda e está de volta também é a calça flare, ou melhor a popular: boca de sino. “Esse modelo vai e vem, o que mudou é que na época a boca de sino era muito larga, hoje ela é mais “comportada”, pode-se encontrar com variações de aberturas, mas nada muito exagerado”, explica a profissional.

A calça flare. A da foto acima é da Pink & Co e custa R$ 339,00.

A calça flare. A da foto acima é da Pink & Co e custa R$ 339,00.

Nem só de calça boca de sino vivia a mulherada… O modelo de cintura alta que marcava bem a cintura também fez muito sucesso nos anos 70. “A melhor forma de usá-lo é combinar com top cropped, porém é preciso estar atenta. Esse tipo de calça pode deixar o quadril maior do que já é e ressaltar as gordurinhas da cintura. Se for o caso, o melhor é optar pela calça em cores escuras e não muito justa, uma terceira peça pode ajudar a alongar a silhueta”, aconselha a consultora de estilo.

Dicas de look anos setenta

Para quem quer uma produção mais formal no clima dos anos setenta, a expert Danyla dá uma dica. “Os terninhos e macacões são uma boa opção de um look formal e com cara de anos 70, os tops cropped também podem ser usados com calças ou saias de cintura alta (cobrindo o umbigo) e as saias no comprimento midi ou em cima do joelho, sempre compondo com uma terceira peça. E nada de aparecer a barriguinha”.

O macacão, o tailleur e os conjuntinhos (saia ou short com terninho) são ótimas alternativas para estar no estilo anos 70. Principalmente o macacão, explica a consultora, que variando o estilo, tecido e cor pode ir para balada, trabalho, passeio e por aí vai.

Agora, se você quer um look para arrasar na balada, a consultora também dá outro conselho.  “Para noite, uma peça metalizada (calça) ou em lamê (vestidos e tops) podem fazer as vezes dessa época, mas lembre-se nada muito exagerado, para não ficar com cara de “vale a pena ver de novo””, esclarece a especialista.

Quem prefere o estilo hippie, a dica é modernizar o look investindo em apenas uma peça desse universo e compor com itens diferentes, passando longe da era disco e hippie.

De acordo com consultora de estilo Danyla Borobia, não há restrições para usar esse estilo. O importante é observar que é possível equilibrar a silhueta em qualquer composição de um look. “Terceira peça como os blazers, casacos, jaquetas, tailleur, coletes e etc. deixam a silhueta alongada e mais fina, se a pessoa é mais gordinha o melhor é optar por peças mais escuras, sem muita estampa ou tons metalizados e as franjas devem ser evitadas nas regiões de maior volume da silhueta”.

VITRINE

O estilo boho

Um estilo que já apareceu em muitas temporadas e deve seguir pelo menos até o verão 2015 é o boho. Compor looks com peças mais naturais (tecidos), artesanais (crochê, tricô, missangas, penas, franjas e etc.), conforto (roupas mais soltas e sapatos baixos e abertos), cores mais naturais como o cru, tons terrosos, brancos, coral, azul turquesa, vermelho e verde. Além de muitos acessórios, pouca maquiagem e influência étnica e hippie. Ou seja, totalmente anos 70, isso é o estilo boho.

 

Acessórios

O que também é muito característico dos anos setenta é ter acessórios como peça fundamental de um look. Usar coroa de flores nos cabelos, por exemplo, era comum entre os hippies. “Para usar esse acessório e estar com um look atual, o ideal é compor com peças mais formais ou até mesmo esporte, fugindo de peças naturais”, esclarece a consultora de estilo.

Outro adorno que a mulherada usava e abusava eram os óculos escuros com grandes armações e hoje ele volta com lentes coloridas e espelhadas. “Esse acessório pode muito bem dar o tom do estilo em qualquer look”, afirma Danyla. Outro item que é bem o perfil setentista e pode deixar o look super moderno é o chapéu floopy.

 

VITRINE

 

Nos pés…

As sandálias anabela e plataforma são a cara dos anos 70 e aposta para a primavera e verão 2015. Os modelos vêm em cores fortes, estampas de flores, brilhos e pedrarias. E a dupla meia lurex e sandália?” A tendência está mais para as meias em tons sóbrios e nas cores das sandálias ou sapatos fechados, os tons pasteis também serão vistos, mas sempre acompanhando a cor do sapato”, finaliza a consultora de estilo Danyla Borobia.

 

VITRINE

 

 

 

Agradecimento

-Consultora de estilo Danyla Borobia – site

 

Créditos

Arezzo: (11) 3081 4929

-Att: (11) 3081 5685

Bárbara Krás: (48) 3265 6900

Bebecê

Beira Rio: (51) 3584 2200

Blessed: (11) 98156 9936

Brunello Cuccinelli

Camila Klein

Cecília Prado: (11) 3152 6055

Colcci Eyewear: 0800 028 0942

Empório Naka: (11) 3842 6048

Fiszpan

Forlegs

Leeloo: (21) 2540 6389

Mariotta: (14) 3602 1500

Olook: (11) 2626 3489

Parfois

Passarela.com: (11) 4531 7952

Pernambucanas: 0800 724 9200

Pink & Co: 0800-773 0410

Ravely: (27) 3722 9900‏

Simone Franco: (54) 3222 7472

Teen’s Club: (11) 3339 8890

TMbodies

Vizzano(51) 3584 2200

 

 

 

Fotos: divulgação.

*Preços pesquisados em setembro de 2014, sujeitos a alterações.

Comentários

Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *