le_marche_chic_renda

Você sabe como lavar a sua roupa de renda?

Conheça algumas dicas de como manter suas peças sempre novas

Por Cristiane Barbosa

Para estar na moda vale-tudo, ou melhor, vale investir em tudo. É só abrir nosso guarda-roupa para constatarmos isso… Por mais básico que seja o armário há sempre uma variedade de cores, estampas e sem falar nos tecidos. Algodão, seda, crepe, couro, transparências, rendas… Não há dúvida que essa variedade só valoriza um look, mas e não hora de lavar uma peça mais frágil como a renda, por exemplo, quais são os cuidados necessários? Por isso conversamos com a empresária de moda do e-commerce Le Marché Chic Kátia Spínola que nos deu algumas dicas de como cuidar das peças rendadas.

 

Como faço para lavar?

De acordo com a Kátia, as peças em renda devem ser lavadas com sabão em pedra, esfregadas a mão e enxaguadas em água corrente e caso seja preciso, repita o processo mais duas ou três vezes, sem muito esforço. Agora, se for uma peça em renda ainda mais delicada, dissolva antes o sabão na água dentro de uma bacia, e deixe a peça de molho durante 24 horas. A peça pode ser esfregada, mas ligeiramente. Depois, renove a água da bacia e deixe a peça de molho mais duas horas.

 

Não torça a renda!

Quando for secar uma peça em renda, o ideal é estendê-la no varal à sombra e sem o uso de pregadores. Não esprema ou torça, pois pode danifica-las.

 

E para engomar, como faço?

“As peças de renda devem ser engomadas para não “enrolarem”, devido à trama do tecido”, explica Kátia. Então, para engomar é só mergulhar a roupa numa solução de goma arábica e deixe a solução secar e depois passe o ferro no nível mais leve, mas não vai passar o ferro direto na roupa. É preciso que a peça esteja coberta com papel de seda ou musselina. Ao utilizar o ferro, faça movimentos laterais para não romper os pontos da renda.

 

E se a roupa ficou amarelada?

Nesse caso, a dica da empresária de moda é deixar a peça de molho por alguns minutos em leite gelado e em seguida, lave-as bem e estarão branquinhas de novo. Outra sugestão é esfregar a área manchada com uma solução de água e água oxigenada e depois lavá-la com sabão de coco. E também é possível amenizar o amarelamento dissolvendo três colheres de bicarbonato de sódio em um litro de água quente e deixar a sua roupa de renda branca manchada de molho por meia hora e depois é só enxaguar bem.

 

Manter a cor viva

Se você tem peças em renda preta e quer que ela pareça como nova, a dica é colocar essa peça por uma hora dentro de um recipiente com cerveja. Agora, se a renda for de cor natural o ideal é mergulha-la em uma solução de chá preto forte com cascas de cebola e assim a peça não perderá a cor. A dica vale também para quem tem uma renda branca e quer dar um tom envelhecido a peça. “Para estes procedimentos, não é necessário enxaguar”, lembra Kátia Spínola do Le Marché Chic.

 

Agradecimento

Le Marché Chic 

 

Fotos: divulgação – Le Marché Chic.

Comentários

Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *